sábado, 2 de dezembro de 2017

SINAL VERMELHO PARA A FALTA DE EDUCAÇÃO

Um semáforo foi instalado em Venturosa. Deixando de lado a polêmica partidária desnecessária em torno do mesmo, resta resolver dois problemas fundamentais: a falta de uma faixa de pedestres e a falta de educação dos condutores.

Das vezes em que trafeguei por ali, testemunhei casos de falta de educação no trânsito e desrespeito aos pedestres. São desde carros de passeio e motocicletas a caminhões. O sinal vermelho é indicação de pare. Como diz o compositor Lenine: "Todo mundo tem direito à vida, todo mundo tem direito igual". Quem desrespeita sinal vermelho pensa que tem mais direito que os outros, se arrisca e põe os outros em risco. A educação pode ser exercida antes das faixas de pedestre serem devidamente sinalizadas.

Devemos exercitar o nosso senso de cidadania. Preservando praças, academias, estátuas, elementos de decoração e tudo que é feito e pensado para o bem comum. Devemos esperar nossa vez. Sei que a falta de segurança pode motivar um ou outro motorista a passar o sinal tarde da noite, quando apenas ele se encontra na rua, mas exceção não deve ser regra.

O poder público tem a obrigação de pensar e executar ações pelo bem comum, e nós, cidadãos, temos o dever de manter e preservar aquilo que é feito. Uma vez tentaram justificar a falta de lixeiras na cidade porque o povo poderia destruí-las. Fui chamado de demagogo porque disse que isso não era uma justificativa, na verdade não passa de uma desculpa mal elaborada para defender uma gritante omissão. Hábitos podem ser transformados, basta lutarmos por isso. 

Então, podemos começar a prestar mais atenção no nosso comportamento. No trânsito o vermelho quer dizer pare. Acendamos ele para a nossa falta de educação cidadã. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...