segunda-feira, 9 de outubro de 2017

UM OLHAR SOBRE VENTUROSA - PROFESSOR PEDRO HENRIQUE TORQUATO

O professor Pedro Henrique Torquato nos brinda com mais uma valiosa contribuição para esse BLOG. Com sua sensibilidade artística e a criticidade típica do bom professor, ele nos traz uma nova forma de olhar e interpretar cenas do nosso cotidiano. Boa leitura!



Das escravidões cotidianas 

Na busca pelo pão 
A luta pelo dinheiro 
Trabalhar o dia inteiro 
E não ter o que comer
Na luta pela sobrevivência 
Seguindo a tenencia
De apenas sobreviver 

Nós lutamos 
Morremos 
Sem à vida viver 

O que nos aprisiona? 

O dinheiro 
O trabalho 
O medo
A rotina
A beleza

De quem ou de que você é escravo?



Chega a terça-feira me levanto às três horas da manhã para ir trabalhar, como faço todas as semanas. É cansativo, mas  não desisto, mesmo no sol quente me fortaleço a cada dia. Trabalho, não posso dizer que não cansa, porque cansa muito. Trabalho da madrugada até o meio dia porque vou a escola e se sair cedo volto para a feira. Pior é quando não tem aula porque temos que trabalhar o dia todo sem descanso.

Assim que eu chego vou comer alguma coisa e vou mais os meninos descarregar o caminhão com as caixas de verduras. São um pouco pesadas, mas eu gosto de carregar. Depois disso vamos empacotar as verduras e, por ultimo, é só esperar os fregueses que chegam junto ao amanhecer. Daí vamos vendendo, vendendo, vendendo, até chegar a hora do almoço. Nós vamos comprar a comida, almoçamos e voltamos de novo para a banca.

 Temos que animar os clientes para que eles venham comprar... ganho meu dinheiro, é pouco, mas dá para ajudar, e muito, a mim e a minha família e isso me deixa feliz. Não me importo Trabalhar na feira é uma experiência de vida. Embora muita gente não acredite, às vezes é bem legal. Estamos sempre sorridentes, não ficamos tristes por nada... e passa o tempo da gente, pois é a vida.
Tem muita gente que ri e tira onda. Eu digo isso porque já passei por essa situação. Meus colegas me viram na feira, passaram por mim e fingiram que não me conheciam, viraram a cara, mas eu nem ligo para isso.

Tem outras coisas também mas só saberão quando passarem por esse tipo de trabalho...
Sou cheia de sonhos, tenho fé que vão se realizar, quero me formar e dar uma vida melhor a minha família e principalmente a minha mãe, que foi quem me deu a vida e sofreu para me ter.
Não deixarei de ir para a feira, para lembrar da minha infância... meus irmãos também trabalham lá, e assim como eu não reclamam... vai ser difícil ter que um dia dizer adeus... para quem começou a trabalhar cedo, desde os sete anos.



Aprendi a superar meus medos e a ser um pouco indiferente, vejo as coisas com mais clareza. Temos escolhas a fazer.  Eu tenho que agradecer às pessoas que me chamaram para trabalhar, são uns anjos, pois estávamos passando por necessidades, minha mãe queria fazer de tudo para nos dar as coisas mas não tinha dinheiro para comprar... mas agora melhorou um pouco.

É assim toda terça-feira, enfrentando o sol e o frio, mas não desisto.

Sou brasileira, sou pernambucana, sou Venturosa... não sinto vergonha.

Feliz, todo mundo precisa trabalhar e ser alegre
A. P. M. 14 anos

Obs. Faltou a maioria das minhas aulas... estava trabalhando...






O professor Pedro Henrique Torquato é professor da rede municipal de Venturosa tendo lecionado em vários colégios particulares e em cursos de preparação para vestibulares. Tem várias de suas fotografias publicadas nas páginas e perfis oficiais de jornais de nosso estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...