segunda-feira, 7 de agosto de 2017

PROFESSORA LAENE VAZ CRIA PROJETO PARA CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DE CRIANÇAS QUILOMBOLAS EM GARANHUNS. O projeto da professora foi destaque no G1 Caruaru e Região da Globo



DO G1 CARUARU E REGIÃO

Com o intuito de incentivar crianças quilombolas a conhecerem mais sobre as histórias da comunidade, uma professora de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, criou uma campanha em um site de financiamento em grupo (crowdfunding) para realização do projeto "Contar Contos Quilombolas: do Livro para os Quadrinhos".

O projeto prevê a compra de livros infantojuvenis com temática das culturas e histórias afro-brasileiras e africanas para contribuir nas práticas de alfabetização e letramento dos estudantes. Também pretende ajudar na formação da identidade e do reconhecimento como quilombolas.

De acordo com a idealizadora, a professora Laene Vaz, da Escola Virgília Garcia Bessa, da comunidade quilombola Castainho, o projeto foi pensado para trabalhar com alunos dos anos iniciais e finais. "A ideia é trabalhar noções de pertencimento e também práticas de leitura e de escrita. Estamos precisando de livros e de materiais que serão utilizados na produção dos desenhos", destaca a mestre em letras.

"Quando o aluno tem contato com a história, ele ativa o imaginário. Além do contato simbólico, estarão em contato com elementos culturais de matrizes africanas. Os estudantes são coresponsáveis pelo aprendizado através de um livro artesanal. Eles terão um ganho imaterial e um ganho material", reforça a educadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...