terça-feira, 8 de agosto de 2017

É BOM UMA OPOSIÇÃO QUE TRABALHE!

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CENÁRIO POLÍTICO MUNICIPAL

“Pessoas grandes discutem ideias e projetos, pessoas pequenas discutem pessoas”. Aprendi isso desde jovem e quero levar esse ensinamento até os últimos dias de minha vida. Então, ao escrever esse texto, quero falar sobre ideias e não focar em pessoas.

Ao observar a atual conjuntura política em Venturosa é possível perceber que mudanças já foram iniciadas no campo da oposição. Quem tem mais de vinte anos e uma boa memória sabe que uma administração bem-intencionada e incrivelmente mal sucedida por diversos fatores permitiu a chegada de um político habilidoso ao governo municipal e fragilizou de forma traumática o grupo vermelho.

Quando Eudes Tenório foi eleito pela primeira vez ele encarnou o espírito da mudança. O verde que ele trouxe era o da esperança. O bacurau observou a política durante anos e veio determinado a conduzir o município a um ciclo de crescimento. Implantou uma política salarial que honrou o compromisso com os servidores e soube como poucos até agora usar dos canais com deputados e ministros para trazer recursos para Venturosa. Seus dois primeiros mandatos coincidiram com o governo Lula e o primeiro governo de Dilma antes da crise. Os investimentos governamentais não eclipsam as qualidades políticas de Eudes. Ele soube criar pontes. Ninguém é eleito duas vezes e elege seu sucessor se não tiver a confiança da maioria dos eleitores e essa confiança não surge do nada. Quem não enxerga isso está cego pela paixão.

Eleição após eleição o partido vermelho foi encolhendo. Seus candidatos eram homens bem-intencionados, queriam apresentar seu projeto e contribuir com Venturosa, mas faltava-lhes algo: a proximidade com o povo e, porque não dizer, a capacidade de mostrar que não representavam um retorno a um passado ruim.

Foram três derrotas seguidas. O eleitor tradicional do partido estava apático, sem vontade de levantar suas bandeiras (físicas e ideológicas). Até agora. O grupo que se intitula “novo vermelho” parece desejoso de fazer o exercício da autocrítica e trilhar caminhos que as lideranças tradicionais pareciam ter esquecido que existiam. Essas lideranças, mesmo jovens em sua maioria, procuram ouvir o povo e mobilizar forças para atender algumas de suas demandas. Estão nos eventos, nas discussões e apoiam causas e projetos sociais. Quando são desafiados, se expõe e respondem a altura. E isso tem refletido no seu eleitorado e não apenas nele. As pessoas percebem que aquele costume de apresentar o grupo faltando apenas seis meses para a eleição foi rompido. O grupo que hoje se encontra na oposição política está se colocando em campo e busca construir uma liderança natural, aceita por boa parte da população. Para quem olhe de fora, o novo projeto desse grupo tem empolgado muitas pessoas. E isso é bom para a política municipal.

O prefeito Eudes é um administrador experiente e um político carismático. O governo municipal está funcionando bem, novos projetos são anunciados e serviços são entregues para a população, e isso é bom! Um governo bem avaliado vai continuar lutando para ser bem avaliado e tentará sempre se reinventar.

Uma oposição que trabalhe e não se dedique apenas a criticar, além de se renovar, vai promover um debate mais equilibrado.

Quem ganha com isso? O povo! Aqueles que forem capazes de superar a paixão pura e cega poderão prestar atenção nos dois projetos. Há muito tempo para a eleição, mais de três anos, não há motivo para que nenhum dos simpatizantes de um desses grupos ficarem exaltados ou se entregarem com desespero ao espírito da urgência. Governo e oposição, cada um ao seu modo, continuarão a trabalhar e criticar-se mutuamente, faz parte do jogo. Algumas críticas serão pontuais, outras não, e cabe ao povo que é inteligente filtrar e dizer quem tem razão em cada nova situação que há de surgir. No tempo certo, optarão por aquele que se demonstrar capaz de realizar o que os venturosenses desejam. 

Isso apenas o tempo (e as ações de cada um) vai revelar.

Agressões gratuitas e de baixo nível vindo de qualquer lado só vai mostrar o aspecto negativo de quem agride: ou o despreparo ou desespero!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...