sábado, 20 de maio de 2017

DEPRESSÃO EM POUCAS PALAVRAS. Artigo do psicanalista Daniel Lima



O Blog publica com satisfação o novo artigo do psicanalista Daniel Lima. Dessa vez o tema abordado é o da depressão, tido por muitos como o "mal do nosso século" e que faz milhões de vítimas pelo mundo, muitas delas jovens e que acabam embarcando em jogos perigosos, como o da Baleia Azul. Mas o que é depressão? Como tratá-la? Aqui você terá informações importantes em uma linguagem objetiva e acessível. Uma boa leitura a todos!


Atualmente o padrão para uma vida ideal oscila e varia muito, pois não basta viver com equilíbrio e tranquilidade é preciso ter um sucesso financeiro ou profissional. As pessoas são valorizadas por suas posses, de modo que popularmente dizemos: “somos valorizados pelo que temos e não pelo que somos”. Sendo assim, muitos pensam que só serão felizes, valorizados e aceitos se estiverem de acordo com o modelo proposto. Então, ser feliz é praticamente uma obrigação social. Daí também o crescimento de distúrbios psíquicos como, por exemplo, estresse e depressão.

Historicamente, a depressão inicialmente foi falada pelos filósofos, como uma expressão de um mal funcionamento orgânico (disfunção da biles – amarela , preta, etc...) que denunciava um mal estar da “alma”, a palavra utilizada por eles tem origem no grego melano chole (melancolia), significando bílis negra. O termo depressão tem origem no latim depressare, do verbo deprimerede = para baixo; premere = pressionar. Descrita pela primeira vez no início do século 20, a depressão ainda hoje é confundida com tristeza, sentimento comum a todas as pessoas em algum momento da vida. A depressão é muito variada, e caracteriza-se por um conjunto de sintomas que interferem a capacidade de estudar, dormir, trabalhar, comer e até divertir-se. Todavia, alguns sintomas de depressão são bem significativos e devem estar presentes: humor deprimido, perda de interesse ou prazer. Estes sintomas predominam a maior parte do dia, no mínimo duas semanas, na maior parte dos dias. Em outras palavras, a depressão é caracterizada por uma tristeza duradoura, profunda e sem causa específica. Felizmente, novas intervenções aumentam as chances de que pessoa encontre as estratégias mais adequadas para seu caso.

Conhecida como Transtorno Obsessivo Maior, a depressão é um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades por motivos diversos. A OMS (Organização Mundial de Saúde) apresentou dados em 2012 informando que a depressão afeta aproximadamente 350 milhões de pessoas, cerca de 5% da população mundial. Estima-se que até 2020 a depressão será a principal doença mais incapacitante em todo o mundo, pois a pessoa deprimida deixa de produzir e tem a sua vida pessoal bastante prejudicada, pois fica bloqueada diante da vida sem estímulos, fazendo com que se engaiole em si próprio.

O tratamento psicanalítico da depressão é associado ao tratamento psiquiátrico e tem como objetivo facilitar o reencontro do sujeito consigo mesmo, pois o sujeito precisa reencontrar-se com os recursos psíquicos saudáveis que havia deixado de lado como a auto-estima, a capacidade de observação, a capacidade de expressar sentimentos, a perseverança e a capacidade de aprender a lidar com as experiências de frustração ou fracasso. Somente a partir da análise das repetições sintomáticas o sujeito poderá desenvolver possibilidades mais saudáveis de agir e reagir. O processo psicanalítico tem como levar o sujeito a analisar o emaranhado de fantasias e conflitos inconscientes que o envolveram e fizeram perder o contato com seus potenciais, colaborando para a reconstrução de uma autoimagem mais positiva.


Daniel Lima
Psicanalista

(87) 99210-5658

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...