quarta-feira, 12 de abril de 2017

BISPO DA DIOCESE DE PESQUEIRA VISITA OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO COM PREFEITOS DE MUNICÍPIOS QUE SERÃO ATENDIDOS PELA ADUTORA DO MOXOTÓ



Ontem, 11 de abril, o bispo diocesano de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles CSsR, junto com os prefeitos/as e secretários/as de alguns municípios do território diocesano, a equipe da Compesa e a Cáritas Diocesana de Pesqueira visitaram às obras da Adutora do Agreste, na Barragem do Moxotó, distrito de Rio da Barra, em Sertânia/PE.

O dia iniciou com uma recepção realizada pela Compesa, na Casa Verde, em Arcoverde/PE, através do diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos, o diretor Técnico e de Engenharia, Rômulo Aurélio, e pelo gerente de Obras Especiais, Judas Tadeu. Os mesmos fizeram uma apresentação técnica do projeto do Sistema Adutor, que trouxe dados, investimentos e prazos das obras.

Em seguida, o grupo seguiu para a Barragem do Moxotó, em Sertânia, um dos canais do Sistema Adutor, para vê de perto o andamento do projeto que ao ser concluído antecipará a chegada da água da transposição do Rio São Francisco para as cidades do Agreste que se encontram em estado de crise hídrica. Essa Adutora do Moxotó, por sua vez têm estimativa para ser finalizada ainda neste ano, desde que, os recursos vindos do Governo Federal sejam repassados para a continuidade do processo.
Finalizando a visita, no canteiro de obras da etapa 02 da Adutora do Moxotó, já no povoado de Algodões, ainda em Sertânia, Dom José Luiz agradeceu a todos/as pela presença. “É muito importante vê que os gestores das cidades se preocupam com a melhoria da vida de cada população, que em seu munícipio, em sua comunidade, sofrem a cada dia mais com a falta d’água. E quero dizer a vocês, que nós, enquanto Igreja estaremos juntos dessas pessoas que merecem ter uma vida digna”, ressaltou o bispo.

Um dos resultados dessa visita é a construção de um documento que será encaminhado para ao Ministério da Integração Nacional. Com isto, Dom José Luiz, junto com a Cáritas Diocesana de Pesqueira e os/as governantes irão solicitar uma audiência com o Ministro da Integração, Helder Barbalho, no intuito de pedir que os recursos sejam repassados nos prazos determinados para a conclusão da obra, visto que muitas cidades já se encontram em situação de emergência devida à estiagem que vem sendo vivenciada há seis anos.

Por Rosanny Barreto, Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira
Fotos: Marvson Andrade / Paulo César Cavalcanti

Representando a cidade de Venturosa estiveram presentes o Secretário Wellington Galindo e o vice-prefeito do município, o Doutor Iterbo José Galindo (PR). Durante a visita, o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos informou que  "Esse trabalho mostra que a Compesa está integrada aos diversos setores da sociedade. A partir das próximas visitas, teremos o início da participação de estudantes, educadores, formadores de opinião, clientes, líderes comunitários e outros públicos interessados em acompanhar o andamento da obra e os investimentos feitos para melhorar o abastecimento da região”.
Wellington Galindo e o vice-prefeito Doutor Iterbo.

A Compesa trabalha para colocar a Adutora do Moxotó em operação até o final deste ano. A captação da água no canal do Eixo Leste da Transposição será feita na Barragem do Moxotó, e depois transportada até a Estação de Tratamento de Água (ETA), em Arcoverde, onde o sistema será interligado à Adutora do Agreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...