sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Até quando a barragem da Ingazeira sofrerá abandonada?


A foto do amigo Nilton Santos é quase um pedido de socorro.

O açude ou barragem da Ingazeira é o principal reservatório de água de Venturosa. Era da Ingazeira que saía a água que chegava às torneiras domésticas antes dessa longa estiagem castigar nosso Nordeste amado. Dela saía a água que irrigava os plantios de tomate e os peixes que geravam renda para uma colônia de pescadores.

Não é a primeira vez que a Ingazeira seca e nos mostra seu solo rachado. E todas as vezes que a vi secar me fiz a mesma pergunta: por que os responsáveis pela barragem não a limpam? Ela está assoreada, sua capacidade de armazenamento reduzida. A vegetação cresceu em seu meio. Há detritos sólidos, lixo, muita coisa que não deveria estar ali.

Por que se perde a oportunidade de limpá-la, de lhe devolver a plena capacidade ou ampliá-la? Outras cidades "aproveitaram" a oportunidade para tratar desse problema, confiando que Deus há de mandar chuvas em breve. Venturosa parece ir num caminho diferente.

Mesmo com o projeto de construir um novo e maior açude, mesmo com a esperança de receber águas do cansado São Francisco, não devemos virar as costas para quem sempre nos socorreu.

Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Precisamos de civilidade, seriedade e respeito com os recursos que a natureza nos fornece. Salvem nossa Ingazeira!

Que o governo do Estado, o do nosso município e todas as forças que sejam responsáveis se unam nessa empreitada. Não desperdicem a chance de investir na vida das pessoas. No futuro todos agradecerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...