segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O DESAFIO DE EUDES

Prefeito Eudes Tenório na cerimônia de posse - Imagem Nilton Santos - NF Studio

Ontem o dia foi de festa para o prefeito Eudes Tenório Cavalcante. Na Missa de ação de graças o prefeito usou um tom comedido em suas palavras, lembrando das dificuldades que todo município pequeno enfrenta e no sentimento de gratidão que sente por mesmo diante dessas dificuldades ser escolhido pelo povo, numa terceira vez, para conduzir a cidade. Pela tarde foi diplomado prefeito junto com o vice-prefeito Iterbo Galindo, com os vereadores municipais (cuja maioria compõe sua base de governo) e participou da cerimônia de entrega das chaves pelo ex-prefeito Ernandes Albuquerque. O povo estava eufórico. Eudes é um político carismático e audacioso, um prefeito testado por duas gestões e um líder nato.

Os milhares que lotaram a praça de eventos celebravam o começo do ano e o início do terceiro mandato do Bacurau, como é conhecido pelos venturosenses. Mas passada a euforia, é preciso lembrar do grande desafio de Eudes.

O prefeito terá de usar de toda sua inteligência para realizar uma boa gestão nesse quadriênio. O Brasil enfrenta uma crise sem precedentes em sua história recente. Uma crise econômica, social e política. O fantasma da seca continua nos assombrando e o Estado de Pernambuco anda com a corda próxima ao pescoço. A PEC que limita gastos públicos irá colocar menos dinheiro na saúde e educação a partir de 2018. A reforma previdenciária de Michel Temer, caso aprovada, fará milhões de brasileiros ganharem menos de um salário mínimo em seus benefícios. Também ocorrerão cortes em programas como Bolsa Família. Em alguns municípios os governos estadual e federal não têm honrado o pagamento dos carros pipa e caso La nina se atrase e as chuvas demorem, a situação não será fácil.

O prefeito tem boas ideias e projetos audaciosos como a construção de uma enorme barragem com capacidade de abastecer não só Venturosa como parte das cidades vizinhas. Na parte administrativa quer centralizar os principais órgãos e secretarias num único prédio, agilizando e modernizando sua gestão e o atendimento a populares e servidores municipais.


O grande desafio de Eudes será fazer mais com menos, usar de sua habilidade política para manter um grupo tão grande e plural unido e coeso e manter a cidade em processo de desenvolvimento. “O Bacurau voltou”, me disse um amigo entusiasmado. Que ele faça um bom governo é tudo que podemos desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...