domingo, 1 de janeiro de 2017

ENTREVISTA COM O PREFEITO ERNANDES ALBUQUERQUE

Prefeito Ernandes - Foto de Nilton Santos - NF Studio.


O BLOG INICIA 2017 com uma grande matéria. Trata-se de uma entrevista com o prefeito em exercício, Ernandes Albuquerque, realizada no último dia de 2016. Há muito tinha o desejo de entrevistar o prefeito. Ficamos em lados opostos nas eleições municipais que ele disputou, mas isso não inviabilizou o diálogo. Chamou-me atenção a maneira como Ernandes conduziu seu mandato, a atenção que dispensou a alguns setores da administração municipal e como a cidade continuou a crescer mesmo diante da maior seca dos últimos anos. Um prefeito bem avaliado que poderia ter concorrido a uma reeleição e preferiu ouvir a voz das ruas expressa em pesquisa de opinião e abrir mão do processo para que o atual prefeito pudesse concorrer e o grupo seguisse unido. Um homem atípico em nossa política municipal deve registrar suas opiniões. A entrevista tornou-se quase que uma obsessão para mim. Levou tempo para conseguir realiza-la. Sempre que tentávamos as obrigações do Executivo fazia que o momento fosse adiado. Enfim, no apagar das luzes de 2016, conseguimos realizar a entrevista que você lerá a seguir.
 Ernandes vem de família tradicional na política. Seu tio Justino Alves foi o único deputado eleito por Venturosa, seu pai foi vice prefeito por duas vezes na cidade da Pedra e desde sua juventude Ernandes esteve envolvido de alguma forma na politica de Venturosa. Em toda sua trajetória se manteve  no mesmo grupo político e há quatro anos disputou a sua primeira eleição para prefeito.
 Há quatro anos fiz uma série de micro entrevistas com todos os pré-candidatos a prefeito de Venturosa. Entre eles o senhor Ernandes  da Farmácia, agora, quatro anos depois, faço a entrevista com o prefeito Ernandes. Boa leitura!

O senhor está concluindo o seu mandato. Como estava o município quando o senhor assumiu e como está agora após quatro anos de sua gestão?

Assumi o governo após dois mandatos bem avaliados do prefeito Eudes, meu correligionário. Ambos fomos eleitos pelo mesmo partido, o PR,  representando o mesmo grupo político. Venturosa tem avançado muito nos últimos anos, sendo uma das cidades que mais cresce em nossa região. Mesmo diante da maior crise politica e da pior seca dos últimos 50 anos, mantemos a máquina funcionando de forma correta, com todos os serviços sendo feitos para a população e agora, entregamos a maior obra de saneamento básico da historia da cidade, orçada em 22 milhoes de reais. Nesses quatros anos pude entregar escolas reformadas, água na torneira pra 500 famílias da zona rural, 35 mil metros quadrados  em calçamentos, 3 novos postos de saúde entre outras coisas, então acredito que muito foi feito nestes quatro anos pelo o povo de venturosa. Gostaria de ter feito mais, acredito que todo político pensa assim, “queria poder fazer mais”, mas sei que dentro das possibilidades, fiz muito pelo nosso povo.

Quais as maiores dificuldades encontradas pela sua administração?

Esta foi a primeira vez que disputei uma eleição e o meu primeiro mandato como prefeito. Eu já tinha uma história no grupo político verde-amarelo, já havia auxiliado prefeitos, mas foi a primeira vez que tive a responsabilidade e o poder de decisão. Então admito que o meu primeiro ano foi o mais difícil para conhecer a fundo a administração e “pegar o jeito” de governar. Ninguém nasce pronto e sempre temos que estar dispostos a aprender,  ter humildade para saber ouvir pois acho que governando de forma participativa a gente acerta muito mais.

O senhor deixa o governo com uma aprovação de mais de 60%. Como conseguiu isso?

Ouvindo as pessoas que querem o bem de Venturosa, independente de sua preferência, de sua fé e de suas opiniões pessoais. Muita gente ficaria impressionada de ver a quantidade de pessoas que querem o bem da cidade. Elas estão nas igrejas, nas associações, envolvidas com esporte, muita gente quer ajudar e dar boas ideias. Governar para todos tem de ser compromisso do prefeito. Também procurei sempre trabalhar em equipe, valorizando os funcionários, dividindo as vitorias com nossos colaboradores e com vontade de servi quem em mim confiou, com simplicidade e vontade de acertar.

Como foi o seu relacionamento com políticos e lideranças de partidos opositores?

Meu palanque foi desarmado no momento que acabou a eleição, assumi a missão de governar para todos os venturosenses e assim fiz. Como falei anteriormente, muita gente tem o desejo de ver a cidade crescer, então temos de ouvir. As vezes dá pra fazer, as vezes não dá, mas as boas ideias são aproveitadas. Os partidos existem e cada um tem seu jeito só que nós que exercemos mandato com humildade sabemos que mais importante que os partidos são as pessoas. Não consegui agradar a todos e acho que ninguém consegue. Como já disse atravessei as piores crises da historia, então fiz o que podia para melhorar a vida das pessoas. Isso é que é o mais importante.


Qual foi a prioridade do seu governo?

Ser um bom prefeito para Venturosa. E para ser um bom prefeito procurei tratar a todos como iguais. Então como todos são iguais quis fazer obras na cidade e nas comunidades rurais. Hoje fico feliz por ver que pude fazer algo pelos outros e que isso vai ficar depois que eu deixar o governo. Minha prioridade foi tratar bem o povo e procurei fazer isso todos os dias.


Vamos falar sobre as obras realizadas durante seu mandato. Quantas foram quais as mais importantes para a população?

Acho que todas foram importantes. Muito me alegrou em trazer os 22 milhões em saneamento, tirar as famílias da lama e da poeira com as varias ruas calçadas nos 35 mil metros quadrados de calçamento, as águas na torneira na zona rural, a saúde que recebeu muito investimento na cidade e zona rural, a perfuratriz que trouxe pra aliviar o problema da seca, os sistemas de irrigação por gotejamento, os vários poços perfurados atendendo ao povo, os vários carros a serviço da saúde municipal, os ônibus para os nossos estudantes, cada coisa dessa é importante para quem precisa ou precisou dela. Não sei dizer qual foi a mais importante, mas o povo que foi atendido sabe.

O que o senhor gostaria de ter feito e não pôde fazer?

Como disse antes, a gente sempre tem a ideia de que poderia ter feito mais. Eu queria poder ter feito tudo para acabar com os problemas que a cidade ainda tem. Ainda temos desemprego, tem gente que precisa de assistência, tratamentos que ficam fora de nossa possibilidade de oferecer, então, como não posso fazer tudo o que eu queria porque tem coisas que a lei não permite ao município fazer,  fiz o que foi possível  fazer.


Houve muitos investimentos na zona rural do município. As melhorias que o senhor quis implantar já são sentidas pelo povo ou só quando passar essa estiagem?

Olhe, essas ações do nosso governo Já estão servindo muitas famílias que não tinham acesso a água nem pra gastos em casa nem para os seus animais. Imagine, numa seca dessa, nossos agricultores sofrem sem água, então hoje tem na maioria da zona rural de Venturosa obras para levar água até as pessoas e vai ter mais depois dessa perfuratriz. Hoje já deixamos água mineral para as famílias da Pedra Fixe, Ouro Branco e sítios vizinhos através dos dessalinizadores agora instalados. Alem das grandes barragens comunitárias dos sítios Sete Quadros, Serra do Totel, Barbado, Ouro Branco e tantos outros que  receberam uma grande quantidades de horas maquinas para quando as chuvas voltarem poderem guardar água por longos períodos. 

Na área cultural o senhor conseguiu inovar resgatando costumes populares. O arraial na minha rua foi um sucesso. Como surgiu essa ideia?

Foi de um grande amigo pelo qual tenho um profundo respeito e que prefere não ser citado mas sempre esteve presente nos momentos em que precisei de uma opinião segura e correta para o bem de Venturosa. A ideia foi lançada e executada de forma brilhante pela minha equipe de cultura. Nossa gente aceitou a ideia e fez bonito animando e embelezando suas ruas. Hoje quase todas as ruas da cidade querem sua quadrilha bonita e organizada. Acredito que resgatamos uma bela festa para as famílias de Venturosa e que ela será mantida pelo povo.


Outro evento criado em seu mandato que chamou atenção foi a festa de 15 anos para alunas da rede municipal.  

Esta com certeza foi uma das mais gratificantes pois trouxe muitas alegrias paras as famílias das jovens debutantes que recebem com carinho esta idéia que partiu da  minha esposa France. Ela se sensibilizou e se esforçou  para que este evento fosse significativo para as alunas da rede municipal. Somente uma moça sabe o quanto uma festa de quinze anos é importante e a gente ofereceu o melhor que podia para que esse baile fosse marcante na vida delas. Essa foi outra ação que me deixou muito feliz.

Muitos dizem que um dos diferenciais do seu governo foi a forma como as pessoas foram tratadas e o senhor admitiu que foi uma de suas prioridades. O seu jeito é esse mesmo?

Quem pode avaliar melhor são aqueles que precisaram trabalhar ou conversar comigo nesses quatro anos. Quando a gente é prefeito sente que exerce poder e tem de ter cuidado com ele. Pedi sempre a Deus para que esse sentimento não subisse a cabeça porque é passageiro. O poder é para servir quem precisa, não para humilhar. Então pedi muito a Deus para saber servir. Acho que esse é o meu jeito.

Seu governo também foi alvo de algumas críticas, principalmente em relação a Unidade Justa Maria Bezerra. As críticas foram justas? O que faltou e o que o senhor melhorou no atendimento de saúde de nosso município?

Entendo que todos os que emitem críticas  pensando no bem de Venturosa devem ser ouvidos e respeitados em suas opiniões. Críticas verdadeiras e sinceras sempre podem trazer algo para melhorar em todos os setores, mas também tenho certeza que o hospital de Venturosa obteve um dos melhores desempenhos entre outros da região. Atendemos pacientes de varias cidades vizinhas, mas somos limitados pela lei pelo tipo de atendimento que podemos prestar. Casos mais complexos não podem ser atendidos em unidades como a Justa Maria Bezerra. Mas quero lembrar de um momento trágico em que nossos profissionais mostraram que nossa gestão sempre levou a sério o serviço prestado. Num momento difícil quando um acidente de transito vitimou atendemos e removemos 10 pacientes em 4 horas, recebendo elogios por parte do governo. Para nós que rebemos poucos e limitados recursos, fomos indicados pela boa gestão e melhoria nos índices de saúde do município. Acredito que conseguimos fazer muito nesses quatro anos.

Aparentemente a prefeitura funcionou bem em sua gestão. Como o senhor entregará o município ao prefeito eleito?


Em ritmo acelerado de desenvolvimento. Temos grandes obras prontas e muitas outras em andamento. Como já citado, a máquina está organizada. Acredito que a gestão que se inicia também será uma boa gestão pois vai encontrar a casa em ordem e pessoas preparadas para auxiliá-lo. Admito que sempre tem algo pra ser feito e cada gestor deixa sua marca. Trabalhamos muito e nos esforçamos para cuidar bem das pessoas.

Deixando o mandato, também vai abandonar a vida pública?

Dizia o saudoso Miguel Arraes que a política só tem uma porta: a de entrada. Desde os meus 30 anos que assumi um lugar no cenário político de Venturosa e hoje termino meu primeiro mandato com 60 % de aprovação. A política é necessária para que todo cidadão participe da sociedade de forma mais direta. Quando se entra na politica,  aumenta o desejo de servir as pessoas e a vontade de fazer pelos que precisam.  Na boa política existe doação, e depois que a gente entra nisso permanece o desejo de fazer mais e a visão de que é possível fazer. Agora cada coisa tem seu tempo, seu tipo de ação. Permanecer na política não é o mesmo que me lançar candidato de novo. Vamos colocar assim, eu deixo a prefeitura hoje, mas nunca vou deixar de estar com o povo. Sou político há muito tempo sem nunca ter tido mandato. O mandato acabou, o homem continua aqui, o amigo de todos. Não me afastarei de ninguém. Se política é serviço, quero continuar servindo a todos dentro de minhas possibilidades como sempre fiz.

Uma mensagem para os leitores do blog

Quero agradecer a você pela seriedade com que trata os temas de nossa cidade em seu blog. Hoje seu blog tem um alcance muito grande e isso é porque as pessoas confiam no seu trabalho.
Para os meus amigos leitores desse blog e a todos venturosenses quero deixar uma mensagem de paz e união. Desejo a todos que esses sentimentos bons que nos envolvem nesse período natalino e de final de ano nos acompanhe sempre para que possamos ser solidários com os outros todos os dias do ano. Encerro esse mandato com o sentimento de missão cumprida, sabendo que pode ter havido falhas, mas o desejo de acertar foi maior. Saio da prefeitura mas o desejo de servir ao povo não acaba por conta disso, então penso que cada um deve fazer sempre o que estiver a seu alcance para fazer uma cidade melhor, que continuemos a acreditar em nossos sonhos para que Deus nos dê força de alcança-los.
Vocês são a razão para que acreditemos que uma cidade melhor é possível.
 Que Deus abençoe cada jovem, homem, mulher e todas as famílias de Venturosa.

Um cheiro no coração de vocês e que 2017 traga muitas felicidades para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...