domingo, 8 de janeiro de 2017

A VELHA POLÍTICA ENTRE NÓS



Numa rápida passagem pelas redes sociais vi que em vários municípios os novos prefeitos encontraram prefeituras saqueadas e sem condições de funcionamento. Numa foto emblemática um prefeito despachava de pé porque não havia uma cadeira sequer no prédio da prefeitura.

Grandes jornais estampavam matérias que mostravam que em algumas cidades computadores foram formatados e todos os dados de secretarias de saúde e educação foram apagados. Os grupos políticos derrotados praticaram, Brasil afora, a tática de terra devastada, mas quem sofre com isso não é o prefeito eleito, é o povo!

As cidades que não reportaram essa realidade ou tiveram a sorte de ter um prefeito democrata ou testemunharam a manutenção do poder pelo mesmo grupo.
É o sinal de que a Nova Política é presente nos discursos de palanque e ausente dos atos de governo. O sucateamento do município é a prova incontestável de que aquele que se retira nunca pensou em estar a serviço da população, mas em se servir dela. O poder pelo poder e nada mais.

Cabe a nós forçar na mudança de pensamento, o que não ocorrerá se formos seletivos em nossa indignação ou omissos na cobrança de nossos direitos. O ano que se inicia será difícil para os prefeitos eleitos então os perdulários devem ser censurados.
O cumprimento das promessas de mais saúde e educação devem pautar os novos governos e no caso dos municípios nordestinos há ainda outra prioridade: o abastecimento de água. Em Pernambuco o Pacto pela vida faleceu há tempos e a causa da morte ainda não foi divulgada pelos legistas. A violência explode nas cidades, o desemprego aumenta e muitos prefeitos faliram seus municípios.

A velha política ainda está entre nós. Ainda existem parasitas, bajuladores e aqueles que confundem o público com o privado. Os tempos clamam por mudanças e elas devem ser protagonizadas pela sociedade que não aceita mais pagar a conta de erros dos seus governantes.


Nas cidades onde os governos terminaram bem avaliados a população espera pela continuidade de boas políticas e correção de erros ainda existentes. O povo quer qualidade e eficiência, transparência com os gastos públicos e condições que proporcionem melhoria de vida. Se vestir de gari como o prefeito de São Paulo ou doar sangue como o do Rio de Janeiro podem gerar imagens fortes, mas não significam comprometimento com o povo que os elegeu nem expõe as qualidades que devem acompanhar um bom gestor. Fotos assim são como aquelas velhas fotos de campanha onde candidatos colocavam crianças no braço ou abraçavam os pobres. Sinais da velha política que ainda está viva entre nós.

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...