sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O PRÓXIMO PREFEITO DE VENTUROSA DEVERÁ FAZER CONCURSO PARA SALVAR A PREVIDÊNCIA MUNICIPAL

Um dos problemas a ser enfrentado pela próxima gestão de Venturosa será a previdência municipal. O IPSERV, uma autarquia criada para gerir o dinheiro da previdência municipal, encontra-se em situação de risco e isso não se deve a uma má gestão. O problema é que muitos servidores que hoje dependem da previdência municipal contribuíram por anos para a previdência federal, ou seja, o dinheiro que foi recolhido deles não está no fundo que paga seus benefícios, como aposentadorias e pensões.

De forma simples e clara, o IPSERV gasta mais do que arrecada e embora isso não seja culpa dos prefeitos, cabe a eles resolver essa equação. O fundo já enfrenta dificuldades desde 2002 e teve seus débitos com o parcelados em 2009 e 2012, conforme foi declarado em entrevista por um legislador. Na época o débito ultrapassava R$ 700.000,00 e foi parcelado em 200 meses. Se Venturosa não realizar concurso para aumentar o número de contribuintes ou criar leis que garantam recursos para a manutenção da autarquia, muito em breve não terá dinheiro para pagar aposentados e pensionistas.

Geralmente concursos não são bem vistos por prefeitos. Os aprovados podem não ser do município e com isso os políticos perdem indicações valiosas para seus interesses. O prefeito eleito Eudes Tenório terá um grande desafio em suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...