segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Uma luta vitoriosa contra o câncer. Artigo da psicopedagoga Magda Letícia.

Gente, desde que publiquei meu primeiro blog, sempre quis promover o amplo debate e divulgar ideias positivas. Informação é poder e todo poder deve estar a disposição do povo. Já entrevistei políticos, lutei por um prédio novo para uma escola em Venturosa, procurei chamar atenção para uma estrada esburacada, cara, muita coisa rolou por aqui, mas poucas foram tão fortes quanto essa história que você vai ler. A contribuição de muitas pessoas têm feito esse blog crescer e hoje publico mais uma postagem muito, muito especial. A amiga Magda Letícia, educadora e psicopedagoga, nos fala sobre sua luta contra o câncer.

Vale a pena ler, reler e compartilhar.



OUTUBRO ROSA

Magda Letícia
Outubro chegou. O mês mais rosa do ano. O mês em que os meios de comunicação, redes sociais e órgãos de saúde estão cheios de campanhas de conscientização sobre o câncer de mama. Mamografias são disponibilizadas com mais facilidade, mulheres acima dos 40 (é as vezes dos 30) são praticamente intimadas a realizarem o exame. Isso é ótimo. Mas ...e as mulheres abaixo de 30? O Ministério da Saúde considera a faixa acima dos 40 anos como de maior risco. Mas eu só tinha 26. E por isso conto a minha história. Para que você, mocinha, literalmente, se toque. E para que vocês, mulheres no geral, não se descuidem do seu templo, que é o seu corpo. Acima de tudo, para que nunca deixem o medo vencer a fé.

Eu tinha 26 aninhos. Sempre gostei de um médico, uma dor no meu dedinho e eu estava lá no consultório. Eu achava que poderia ter qualquer doença, menos câncer de mama. Nenhuma mulher parente direta a mim havia tido. Mas uma amiga querida vivia a luta com sua mãe, e eu acompanhei. Essa situação me levou a um belo dia, tomando banho, fazer um autoexame. Foi quando eu senti. O carocinho estava ali. Já tinha consulta marcada com a ginecologista para dias depois, então aguardei. Mostrei a ela, q sentiu mas pediu uma ultra pra confirmar. A ultra mostrou o que? NADA. Segue a vida feliz. Mas eu sabia q tinha algo errado ali. O corpo começou a dar sinais. 1 mês depois, repete a ultra. E aí? NADA. De novo. Isso ta errado. Procurei um Mastologista, médico especializado em mamas,que de cara me pediu uma biopsia. E ai PAH! Você escuta o que nunca acha que vai escutar. Você lê aquela palavrinha no exame que faz o chão se abrir na sua frente e sua vida entrar num liquidificador. Você acha que e uma sentença de morte. Adeus mundo cruel. Até quando descobre que você não tem escapatória. As pessoas me diziam " como você é forte. Se fosse eu n aguentaria. " Aguentaria sim, sabe aquela frase que diz " você nunca sabe a forca que tem até que sua única alternativa é ser forte?" Pois é. O turbilhão veio e passou. Graças a Deus.


O câncer carrega um estigma muito forte. Algumas pessoas veem como a pior doença do mundo, aquela que não deve nem ser nomeada. O tratamento sofrido? É demais. Para você e para quem você ama. Você fica com medo de morrer? Sim, mas e quem não vai morrer não é mesmo? Se descobriram a cura da imortalidade, eu não estou sabendo ainda. O cabelo na grande maioria dos casos cai, mas eu não precisei fazer a Camila de Laços de Família com fundo musical triste, comigo foi na base do champanhe e da risada mesmo.

Uma frase linda de um livro que li dizia que :  Veja meu caso: eu ia ficar careca, gorda, cheia de efeitos colaterais... Coitadinha! Mas pensei: coitadinha uma pinoia! Quero sair à rua e ser notada como uma linda mulher que está vencendo uma batalha, e não uma coitadinha que está morrendo, definhando, se escondendo porque isso não tem nada a ver com minha personalidade!" Paciente oncológico não é coitadinho, não quer olhar de pena ou piedade. Quer carinho, apoio e incentivo.


Para 2016 a estimativa de novos casos de câncer de mama é de 57.960, incluindo homens e mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Quanto mais cedo descoberto, melhores são os resultados do tratamento. Por isso, o autoexame é importantíssimo, assim como os exames de imagem. A vida é o maior presente que poderíamos receber, devemos vive-la com intensidade, dando o valor aquilo que merece e nos faz feliz. Ninguém sabe o seu prazo aqui na terra, como diz uma piadinha “ o dia que Deus vai chamar a sua ficha”. Não importa qual seja sua crença, seu corpo é a sua morada, a sua casa. Cuide dele com amor e devoção. Conheça-o. Cuide da sua saúde. Eu acredito em Deus, num Deus lindo, de amor, um Deus de cura. Ele faz a parte dele, eu sigo fazendo a minha.


Um comentário:

  1. Parabéns por compartilhar essa bela história de luta, superação, força e vitória. Que Deus continue te abençoando. Abraços!

    ResponderExcluir

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...