segunda-feira, 3 de outubro de 2016

COLUNA DE SEGUNDA FEIRA: DR. EUDES É ELEITO PREFEITO DE VENTUROSA


Com 100% das urnas apuradas o odontólogo Eudes Tenório Cavalcanti foi sagrado, pela terceira vez, prefeito da cidade de Venturosa. O baixo comparecimento de eleitores na manhã desse domingo gerou ansiedade em políticos e militantes, mas ao final da tarde o número de votantes atingiu o que era esperado para essa eleição. Votaram 11. 114 eleitores e foram registradas 2.152 abstenções.

Dr. Eudes obteve 6.889 votos, cerca de 67,83% dos votos válidos. 

O candidato Charlles de Tonho atingiu 32,7%, com 3.242 votos.

UMA VITÓRIA ANUNCIADA

O odontólogo Eudes Tenório Cavalcanti nunca saiu da cena política venturosense. Após trabalhar arduamente na eleição do atual prefeito Ernandes Albuquerque, Eudes continuou junto ao seu eleitorado e atuando como uma força política a ser respeitada. O prefeito Ernandes, que tinha direito a disputar sua reeleição, pela unidade do grupo político verde-amarelo e respeitando a vontade popular expressa nas pesquisas, desistiu da disputa e se trabalhou para construir o cenário que elegeu Eudes pela terceira vez e com a maior margem de votos já registrada em Venturosa.

Eudes foi eleito pela maioria do povo não por ser um coronel como alguns afirmaram, mas pelo resultado de uma série de fatores, entre eles podemos citar seus dois mandatos bem avaliados, seu carisma pessoal e o modelo de gestão implantado por ele em Venturosa.

O que foi expresso nesse domingo foi a vontade da maioria do povo de Venturosa e isso não deve ser desvirtuado.

A PESQUISA IPEC QUE SEMPRE BRINCA COM A MARGEM DE ERRO

O resultado das urnas mais uma vez mostra que o instituto IPEC flerta com o erro ao usar margens de erro que passam dos cinco pontos percentuais. O IPEC apontou vitória de Eudes com 76% dos votos válidos, sendo que ele atingiu 67,83%. Em post anterior eu já afirmava que acreditava em 70%. Pelo que tenho acompanhado a margem de erro desse instituto sempre atua em favor de quem lidera suas pesquisas, nunca o contrário.

Que fique claro que não estou dizendo que a pesquisa é falsa ou que ela é responsável pela vitória ou derrota de candidatos, mas afirmo que o monopólio do IPEC deve ser quebrado, e isso só vai acontecer quando políticos de oposição aprenderem a fazer pesquisas e divulgarem seus resultados, mesmo se não as liderarem na preferência do eleitorado naquele momento.

O IPEC apontou Charlles com apenas 17% dos votos e as urnas lhe deram 32%, bem acima da margem de erro da última pesquisa. O IPEC desprezou algo que todo bom observador político de Venturosa já sabia. O partido vermelho detém 30% do eleitorado venturosense. Até quando esse partido ficará refém de práticas que já se mostraram ineficientes e a mercê dos dados de apenas um instituto?

VOTOS BRANCOS E NULOS

A quantidade de eleitores que anularam seu voto ou votaram em branco também foi expressiva. Foram 391 votos brancos e 582 votos nulos. Além de uma alta abstenção, a somo dos votos nulos/brancos pode indicar uma parcela da população que não se viu representada por nenhum dos projetos indicados ou não concordam com a forma de fazer política em Venturosa.

OS VEREADORES ELEITOS

Nelcimar (833 votos), Carlão (729), Valderlan (693), Adelson (657), Nicácio (560), Nego de Abílio (544), João Henrique (543), Beto de Margarida (533), Vacy Galindo (450), Egnaldo Tomatinha (434), Dedê Galdino (419).

São vereadores de primeiro mandato Carlão, Beto de Margarida e Vacy Galindo. O vereador Carlão surge no cenário político de Venturosa como resultado de um movimento de contestação e em sua primeira eleição já ocupa o segundo lugar entre os mais votados.

O QUE ESPERAR DO NOVO MANDATO?

Doutor Eudes tem um grande desafio pela frente. Os próximos dois anos não serão fáceis para os brasileiros. O governo Temer não terá com o Nordeste a mesma atenção que os governos Lula/Dilma. Depois de dois mandatos bem avaliados e de uma gestão eficiente como a do prefeito Ernandes, o povo cobrará bons resultados de Eudes. O blog deseja ao prefeito e ao povo de Venturosa uma boa gestão, marcada por crescimento, respeito democrático e um governo que atenda a todos, sem separar nosso povo por cores ou partidos.

Eudes é um político sagaz, experiente e de boas ideias, prova disso é o seu histórico. Sem nunca ter disputado uma eleição, lançou-se candidato e promoveu mudanças positivas em Venturosa. Foi reeleito, elegeu seu sucessor e agora volta para um terceiro mandato. A experiência vai ser uma de suas armas para superar os desafios da economia nacional. O prefeito eleito tem projetos que se forem implantados poderão trazer melhorias substanciais na qualidade de vida dos venturosenses e selar seu nome como um dos melhores prefeitos que a cidade já teve.

O VERMELHO ACABOU?

Para o bem da democracia em Venturosa, a oposição não acabou. O crescimento da campanha de Charlles mostra que o partido ainda tem força. Charlles foi alçado candidato após a pré-candidatura de Ranulfo Quirino não ter vingado e chamou para si a responsabilidade de manter o partido vivo, enfrentando uma campanha sem chances de vitória.

Sem receber grandes doações e com um orçamento muito limitado, o partido adotou a estratégia de visitar comunidades e fazer corpo a corpo com seus eleitores. O cenário livre dos velhos caciques também proporcionou o surgimento de novas e carismáticas lideranças. Erros da campanha situacionista podem ter lançado os próximos candidatos a prefeito do vermelho, que está se reinventado e deve ter aprendido, as duras penas, que não se elege prefeito com seis meses de campanha.


O vermelho continua vivo, como atestam hoje seus eleitores nas redes sociais, e ao que parece, com sangue nos olhos e muita disposição para trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...