quinta-feira, 15 de setembro de 2016

MULTIPLA E IPEC DIVERGEM SOBRE ELEIÇÃO PARA PREFEITURA DA CIDADE DE PEDRA


Pesquisas de intenção de votos sempre são polêmicas. Quanto mais polarizada uma eleição, mais questionamentos surgem em torno dos resultados apresentados. O candidato que aparece na frente costuma dizer que os dados são científicos e inquestionáveis, o que está atrás questiona a validade dos mesmos. Tudo isso faz parte do jogo democrático e da política.
Costumo dizer que pesquisa não ganha eleição, ela é um recorte de momento que serve para registro de como pensa o eleitor no período da consulta, podendo ser usada ou não para nortear as ações dos candidatos. 
Também costumo indicar aos leitores que observem a margem de erro das pesquisas. Quanto maior, maior a possibilidade de variações no resultado apresentado. Não é dizer que o instituto X não merece credibilidade, mas dizer que os números flutuam para mais ou para menos com maior intensidade.
Na pesquisa do Instituto Múltipla para prefeitura da Pedra a margem de erro é de 5,7%. Nela o primeiro colocado, Osório Filho aparece com 54%, mas se a margem de erro for considerada para menos, pontua com 48,3% dos votos.
Esse resultado se aproximaria dos 47% registrados pelo IPEC, que tem uma margem de erro ainda maior, 5,9%.
Os dados dos institutos diferem e mostram o quanto a eleição em Pedra é disputadíssima.
Reproduzo abaixo dados divulgados pelo Blog do Nill Júnior e pela rádio Itapuama sobre as pesquisas realizadas.
Até o dia 02 de outubro a cidade de Pedra assistirá mais uma eleição disputadíssima, como é de sua tradição.
Que aquele que se sagre vencedor possa fazer um bom governo, pois na política quem deve ganhar é o povo!

Emerson Luiz

Osório Filho lidera pesquisa Múltipla em Pedra

O candidato oposicionista Osório Filho, do PSB, lidera a disputa pela prefeitura de Pedra, município com pouco mais de 20 mil habitantes no Agreste do Estado,  a frente de seus oponentes, o prefeito e candidato a reeleição Zeca Vaz (PTB) e de Sebastião de Quino, do PTdoB. É o que atestou o Instituto Múltipla, em pesquisa realizada dia 06 deste mês e divulgada hoje pelo blog.
De acordo com levantamento estimulado, em que são oferecidas as opções de voto para o entrevistado, Osório tem 54% das intenções de voto contra 39,7% do prefeito Zeca e 1,3% de Sebastião de Quino. Neste cenário estimulado, 5% não sabem ou não opinaram.
Na pesquisa espontânea, em que o eleitor livremente se manifesta, 52,3% optaram por Osório Filho, contra 39,7% que dizem votar no atual gestor. Neste cenário, Sebastião de Quino teve 1% e 7% não sabem ou não opinaram.
O levantamento foi registrado sob o número PE-09499/2016. Os dados foram coletados dia 06, com margem de erro de  5,7% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de  95%. Foram  300 entrevistas.
PESQUISA IPEC/ ITAPUAMA FM
A Rádio Itapuama FM divulgou neste domingo (11) a primeira rodada de pesquisa eleitoral, com foco nas Eleições 2016, do município da Pedra. Realizada pelo Instituto de Pesquisas Científicas de Pernambuco (IPEC) sob registro PE-01148/2016, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram ouvidos 265 eleitores nos dias 24 e 25 de agosto de 2016. De acordo com o estatístico e diretor do IPEC, Edvaldo Silvestre, a eleição no município ainda está completamente indefinida e a diferença de votos deverá ser mínima.
"Na Pedra, a eleição é sempre bastante disputada. O que podemos aqui é desejar sorte aos candidatos", comentou Silvestre. Ele também falou sobre a tentativa de impugação dessa pesquisa, junto aos tribunais eleitorais. "Esses dados eram para ter sido divulgados no domingo passado (04), mas uma das coligações conseguiu naquele dia o bloqueio dos resultados. Nós recorremos e conseguimos a liberação junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O que tenho a dizer como estatístico, e com mais de 25 anos de experiência na área, é que os candidatos não devem se preocupar com pesquisas e sim na busca de votos junto aos seus eleitores. Pesquisa não dá votos", destacou o estatístico.
Confira os resultados:
PESQUISA ESPONTÂNEA:
Zeca Vaz - 45%
Osório Filho - 43%
Sebastião de Quino - 2%
Não sabe/não respondeu - 6%
Branco/nulo - 4%
PESQUISA ESTIMULADA:
Osório Filho - 47%
Zeca Vaz - 45%
Sebastião de Quino - 3%
Não sabe/não respondeu - 3%
Branco/nulo - 2%
REJEIÇÃO:
Sebastião de Quino - 52%
Zeca Vaz - 40%
Osório Filho - 33%
Não sabe/não respondeu - 2%
Rejeita todos - 2%
Não rejeita nenhum - 2%

EXPECTATIVA DE VITÓRIA:
Zeca Vaz - 42%
Osório Filho - 40%
Não sabe/não respondeu - 18%

(Margem de erro - 5.9%)
Fonte: IPEC (Instituto de Pesquisas Científicas de Pernambuco).
Imagem: Blog do Clodoaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...