sábado, 17 de setembro de 2016

CONFIRA O RESULTADO DA PESQUISA IPEC/ ITAPUAMA PARA PREFEITO DE VENTUROSA

Nesse sábado o estatístico Edvaldo Silvestre divulgou mais uma pesquisa de intenção de votos para prefeito de Venturosa, os dados foram coletados em 05 e 06 de setembro e foram ouvidas 240 pessoas. Edvaldo lembrou que o instituto não é inimigo político de candidatos e  e que pesquisa não dá voto a ninguém. A pesquisa divulga a intenção de voto. Defendeu que seu instituto tem mais de 25 anos e preza pela sua história e pela sua credibilidade.
A margem de erro da pesquisa IPEC, mais uma vez, é alta, 6,3% para mais ou para menos. Vamos aos dados resumidos:

Intenção de voto Espontânea:
Dr. Eudes – 70%
Charlles de Tonho -  12%
Não Sabe/ não respondeu: 10%
Outros nomes: 2%
Branco/ Nulo 6%
Com pergunta aberta, pessoas citaram nomes que não estavam na disputa.

Intenção de voto Estimulada
Dr. Eudes: 76%
Charlles de Tonho: 17%
Não sabe/ não respondeu: 2%
Branco/Nulo: 5%

Rejeição aos candidatos. Eudes tem a menor rejeição, apenas 14% o rejeitam, já Charlles de Tonho alcançou 68%. Essa rejeição é resultado não à pessoa de Charlles. Ela reflete a intenção de quem pretende votar em Dr. Eudes e automaticamente rejeita a candidatura de Charlles.

Numa margem de erro de seis pontos, é possível que ao se abrirem as urnas Eudes chegue a 70% dos votos válidos e Charlles a 23% dos votos válidos se a margem de erro for empregada para baixo. Em caso contrário Eudes pode chegar a 82% e Charlles 12%, o que considero mais difícil.

Os dados espelham a última pesquisa divulgada, antes do nome de Charlles ser anunciado como candidato do grupo vermelho, onde Eudes já pontuava perto dos 80%.

Pesquisa não ganha eleição, ela é um recorte de momento, da intenção de voto registrada quando os dados são colhidos. Eudes possui ampla vantagem em relação a Charlles. O modo de gestão do PR é realmente aprovado pela maioria dos venturosenses. Na democracia, independente de quem vença a eleição, o maior vitorioso deve ser o povo.


Então, que prevaleça o respeito mútuo e o sadio debate que guie Venturosa ao crescimento e a melhoria da qualidade de vida dos seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...