segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Índios de Pernambuco ocupam secretaria estadual de educação em ato reivindicatório.

Imagem - Abril indígena - 2013 - rede social

Índios de todos os povos do estado de Pernambuco ocuparam nesta manhã a sede da secretaria estadual de educação como forma de protesto e ato reivindicatório por melhorias nos serviços prestados pelo governo do estado. São representantes dos doze povos indígenas do estado de Pernambuco, como Fulni-ô, Xukuru, Truká, Capinawá, Pankararu entre outros.
Os povos apresentam uma extensa pauta para ser debatida junto ao governo. Eles reivindicam avanços na criação da categoria de professor indígena e concurso para essa área específica a ponto de assegurar o seu direito a uma educação específica e que esteja em conformidade com seus costumes, crenças e formas de organização social. Os índios se opõe a qualquer movimento de municipalização de sua educação pois não desejam a  educação de seus jovens entregue a prefeitos que, além de não respeitarem suas tradições, possam introduzir profissionais não índios e pouco capacitados em seus territórios o que pode vir a prejudicar não apenas o futuro de sua juventude mas todo o seu modo de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários registrados não traduzem a opinião do blog e são de responsabilidade de seus respectivos autores

A ÚLTIMA POSTAGEM DESSE BLOG

"Tudo tem um começo, um meio e um fim", disse o Oráculo a Neo. Há dez anos inicie um blog. Meu objetivo era debater o que aco...